terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

PLANO DE CURSO 1º ANO

COLÉGIO ESTADUAL ROCHA LEAL

Matemática 1º ano do ensino médio

Professor: Francisco Wagner


 

O ensino de Matemática deverá associar os seguintes aspectos:

Formativo, buscando desenvolver as habilidades do pensamento, como a organização do raciocínio, a capacidade de indução e dedução, e a abstração, bem como atitudes como a iniciativa, a persistência, a autoconfiança e a cooperação.

Instrumental, apresentando a Matemática como ferramenta útil na representação e na interpretação de situações científicas, do trabalho e cotidianas.

Científico, pois o aluno do Ensino Médio tem condições de compreender a Matemática como ciência estruturada em definições, conceitos e propriedades encadeadas, de modo que cada conceito ou procedimento é construído a partir de estruturas anteriores.

Tecnológico, não só no sentido de aprender a utilizar a calculadora ou o computador, mas no sentido de adaptar-se a novos tipos de linguagem, a diferentes formas de representação de dados e idéias, a selecionar e analisar informações adequadamente.


 

OBJETIVO GERAL: Desenvolver o pensar logicamente, relacionando ideias, descobrindo regularidades e padrões, estimulando sua curiosidade, seu espírito de investigação e sua criatividade na resolução de problemas, integrando os vários eixos temáticos da Matemática demonstrando a aplicabilidade da Matemática no mundo real.


 

1º BIMESTRE


 

  • Teoria dos conjuntos
  • Classificação dos números
  • Intervalos reais
  • Equações do 1º e 2º grau e sistemas
  • Matemática financeira


 

2º BIMESTRE


 

  • Geometria plana: triângulos e proporcionalidade
  • Circunferência, círculo e cálculo de áreas


     

3º BIMESTRE


 

  • A linguagem das funções
  • Função real de variável real – composição e inversão de funções
  • Função polinomial do 1º e do 2º grau
  • Função modular, exponencial e logarítmica


 

4º BIMESTRE


 

  • Sequencias – progressão aritmética e geométrica
  • Noções de estatística
  • Trigonometria no triângulo retângulo


 


 


 


 


 

OBJETIVOS


 

Reconhecer, em várias situações, grandezas que se relacionam de forma linear.

Traduzir a relação entre essas grandezas por meio de uma expressão algébrica (lei de associação).

Identificar funções de 1º grau e funções constantes, representando-as por meio de tabelas e gráficos.

Interpretar gráficos, tabelas e leis de associação, usando essa interpretação para justificar ou fazer previsões sobre o comportamento das grandezas.

Reconhecer funções de 2º grau na forma algébrica e gráfica.

Traçar e interpretar gráficos de funções do 2º grau.

Aplicar os conceitos de máximo e mínimo da função de 2º grau em problemas.

Resolver inequações de 2º grau.

Aplicar funções na resolução e interpretação de problemas de contexto científico ou cotidiano.

Aplicar funções do 2º grau e seus gráficos na resolução de problemas práticos.

Aplicar os conceitos de máximo e mínimo da função de 2º grau em problemas.

Resolver equações e inequações exponenciais.

Resolver problemas práticos envolvendo a função exponencial.

Calcular o logaritmo de um número através da definição e das propriedades.

Resolver equações logarítmicas.

Resolver problemas aplicando logaritmo.

Resolver problemas envolvendo progressões aritméticas.

Aplicar a soma dos termos de uma progressão aritmética na resolução de problemas.

Resolver problemas envolvendo progressões geométricas.

Aplicar a soma dos termos de uma progressão geométrica infinita na resolução de problemas.

Relacionar o estudo das funções trigonométricas à descrição de fenômenos físicos.

Construir o ciclo trigonométrico e nele representar números reais.

Localizar o quadrante onde está o arco.

Calcular os valores das funções trigonométricas e em todos os seus côngruos.

Usar corretamente a relação fundamental da Trigonometria na resolução de exercícios.

Usar corretamente as relações trigonométricas na resolução de exercícios.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário