COLÉGIO ESTADUAL ROCHA LEAL
Matemática 1º ano do ensino médio
Professor: Francisco Wagner
O ensino de Matemática deverá associar os seguintes aspectos:
Formativo, buscando desenvolver as habilidades do pensamento, como a organização do raciocínio, a capacidade de indução e dedução, e a abstração, bem como atitudes como a iniciativa, a persistência, a autoconfiança e a cooperação.
Instrumental, apresentando a Matemática como ferramenta útil na representação e na interpretação de situações científicas, do trabalho e cotidianas.
Científico, pois o aluno do Ensino Médio tem condições de compreender a Matemática como ciência estruturada em definições, conceitos e propriedades encadeadas, de modo que cada conceito ou procedimento é construído a partir de estruturas anteriores.
Tecnológico, não só no sentido de aprender a utilizar a calculadora ou o computador, mas no sentido de adaptar-se a novos tipos de linguagem, a diferentes formas de representação de dados e idéias, a selecionar e analisar informações adequadamente.
OBJETIVO GERAL: Desenvolver o pensar logicamente, relacionando ideias, descobrindo regularidades e padrões, estimulando sua curiosidade, seu espírito de investigação e sua criatividade na resolução de problemas, integrando os vários eixos temáticos da Matemática demonstrando a aplicabilidade da Matemática no mundo real.
1º BIMESTRE
- Teoria dos conjuntos
- Classificação dos números
- Intervalos reais
- Equações do 1º e 2º grau e sistemas
- Matemática financeira
2º BIMESTRE
- Geometria plana: triângulos e proporcionalidade
- Circunferência, círculo e cálculo de áreas
3º BIMESTRE
- A linguagem das funções
- Função real de variável real – composição e inversão de funções
- Função polinomial do 1º e do 2º grau
- Função modular, exponencial e logarítmica
4º BIMESTRE
- Sequencias – progressão aritmética e geométrica
- Noções de estatística
- Trigonometria no triângulo retângulo
OBJETIVOS
Reconhecer, em várias situações, grandezas que se relacionam de forma linear.
Traduzir a relação entre essas grandezas por meio de uma expressão algébrica (lei de associação).
Identificar funções de 1º grau e funções constantes, representando-as por meio de tabelas e gráficos.
Interpretar gráficos, tabelas e leis de associação, usando essa interpretação para justificar ou fazer previsões sobre o comportamento das grandezas.
Reconhecer funções de 2º grau na forma algébrica e gráfica.
Traçar e interpretar gráficos de funções do 2º grau.
Aplicar os conceitos de máximo e mínimo da função de 2º grau em problemas.
Resolver inequações de 2º grau.
Aplicar funções na resolução e interpretação de problemas de contexto científico ou cotidiano.
Aplicar funções do 2º grau e seus gráficos na resolução de problemas práticos.
Aplicar os conceitos de máximo e mínimo da função de 2º grau em problemas.
Resolver equações e inequações exponenciais.
Resolver problemas práticos envolvendo a função exponencial.
Calcular o logaritmo de um número através da definição e das propriedades.
Resolver equações logarítmicas.
Resolver problemas aplicando logaritmo.
Resolver problemas envolvendo progressões aritméticas.
Aplicar a soma dos termos de uma progressão aritmética na resolução de problemas.
Resolver problemas envolvendo progressões geométricas.
Aplicar a soma dos termos de uma progressão geométrica infinita na resolução de problemas.
Relacionar o estudo das funções trigonométricas à descrição de fenômenos físicos.
Construir o ciclo trigonométrico e nele representar números reais.
Localizar o quadrante onde está o arco.
Calcular os valores das funções trigonométricas e em todos os seus côngruos.
Usar corretamente a relação fundamental da Trigonometria na resolução de exercícios.
Usar corretamente as relações trigonométricas na resolução de exercícios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário