Raciocínio Lógico!

COMEÇANDO PELAS QUEIXAS... 

 Como o próprio nome já diz, raciocínio requer pensar, mas não é qualquer pensar, é um pensar lógico, ou seja, pensamento estruturado, sequenciado em que haja uma ordem de ideias. Sendo assim, para entender raciocínio lógico é preciso estar aberto a aceitar regras e aplicá-las da forma que lhe são dadas assim como se faz com as regras gramaticais.
  Muita gente diz assim: Raciocínio Lógico não tem nada de lógico!
  Falam isso porque vêm uma parte da lógica que é mais avançada, a lógica de argumentação.E aí se você não sabe as regras, como saberá entrar no jogo? Não dá para jogar poker sem saber as regras. Assim também é o objeto do nosso estudo.
 Exemplo de argumentação que parece não fazer sentido:
}  O leão é um animal.
}  Todos os animais voam.
}  Portanto, o leão voa.

Perceba que com a representação gráfica fica bem claro entender. Lembre-se: Não precisa fazer sentido, tem que seguir as regras, certo! A esse tipo de argumentação chamamos Silogismo. Veremos isso mais a frente.
Encontramos outro exemplo de raciocínio lógico na Bíblia Sagrada. Ué, na Bíblia? Sim, na famosa passagem da mulher adultera em que os Judeus encontram uma mulher que estava cometendo adultério e pra tentar complicar Jesus em meio ao povo eles o perguntam o que devem fazer com ela. Ora, pela lei de Moisés ela deveria ser apedrejada, mas Jesus pregava o amor e o perdão. Sendo assim, se Ele falasse: cumpram a lei. Estaria indo contra os seus próprios ensinamentos. Porém, se falasse para soltá-la, estaria indo contra a lei de Moisés. Difícil não. Veja que há um conflito de valores. E agora o que fazer? Esse tipo de situação é chamada de Paradoxo. Se você responder Sim, se complica. Se responder Não, também se complica. A saída então é responder com outro paradoxo. E foi o que Jesus fez. Ele disse: “Aquele que nunca pecou, que atire a primeira pedra.”
Ele  sabia que o pecado é inerente à natureza humana, sendo assim, todo mundo já pecou de alguma forma. Então Ele conseguiu livrar a mulher da morte sem fazer julgamento de valores. Mas a alertou: Vá e não peques mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário