segunda-feira, 11 de abril de 2011

CISTITE

Cistite: uma doença comum e que deve ser tratada rapidamente


 


 

Sabe aquela vontade constante e repentina de urinar? Mas na hora de ir ao banheiro, só se elimina a urina em pouca quantidade, sentindo dor e ardência e em casos mais agudos, com a presença de sangue. É a cistite, uma inflamação da bexiga, causada por bactérias do trato gastrintestinal e que invadem os órgãos urinários. 
A cistite pode ser acompanhada de uretrite (nome dado às doenças inflamatórias e infecciosas da uretra), prostatite (inflamação da próstata) e até pielonefrite (infecção urinária alta). A grande maioria das cistites não é complicada, porque não há obstruções, cálculos e malformações do trato urinário. 

Causas:

As cistites mais frequentes são causadas por germes da flora bacteriana oriundos do trato intestinal. Nas mulheres, as bactérias contaminam a entrada da vagina, possibilitando a sua entrada pela uretra e atingindo a bexiga. Aí localizadas, as bactérias entram em luta com as defesas do organismo e, se vencerem, surge a infecção urinária. Em algumas situações, nas pessoas sem defesa ou com fatores facilitadores, as bactérias podem avançar pelos ureteres até o rim, provocando pielonefrite (infecção urinária alta ou renal). 
As mulheres, em atividade sexual frequente, têm maior risco de invasão bacteriana na bexiga por terem a uretra curta. O uso de espermicidas, diafragma, chuveirinho e absorventes internos facilitam a contaminação da bexiga por bactérias da região perianal. 
Os homens têm menos incidência de casos de infecção urinária porque é mais difícil contaminar a uretra, por ser longa e não estar em contato com a região perianal. Outro fator que ajuda a evitar a infecção urinária, no homem, é que os fluidos prostáticos têm substâncias bactericidas. 

Sintomas:

Os pacientes com cistite queixam-se do aumento da frequência das micções, da urgência miccional, de dor na bexiga, de ardência e dificuldade para urinar. A urina pode apresentar mau cheiro e raias de sangue. Desconforto geral, dores lombares baixas e irritação podem acompanhar o quadro. Febre geralmente não acompanha as cistites no adulto. A febre leve ou moderada pode estar presente nas crianças. Há situações em que o paciente tem germes na urina sem sintoma algum. 

Diagnóstico:

Quando há suspeita, a confirmação do diagnóstico é feita através de pesquisa e do encontro de bactérias na urina. A confirmação depende da concentração de bactérias encontradas na amostra do exame e, por isso, a análise criteriosa do médico é importante. 

Tratamento:

A infecção deve ser tratada precocemente e com toda a atenção. O tratamento deve ser específico para cada tipo de microorganismo infectante. A escolha do antibiótico mais adequado é baseada no antibiograma, que analisa e quantifica a resposta das bactérias aos antibióticos estudados na cultura de urina. 
Além do tratamento por antibióticos, devem-se afastar todas as causas que possam provocar novas infecções. 
Por fim, para evitar maiores complicações é importante que a infecção seja tratada precocemente e com toda a atenção.